domingo, agosto 20, 2006

Deus põe uma “vírgula” no teu “ponto final”

por Ricardo Martins Ribeiro - http://www.estudosbiblicos.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=36

Esta é mais uma mensagem destinada a você jovem, que já teve decepções com pessoas, e até se decepcionou com Deus. A vida parece não ter mais sentido, pois tudo o que você sonhava pareceu desmoronar diante dos seus olhos. Você diz: “É o fim”, mas eu te digo que Deus põe uma vírgula no teu ponto final! Onde você pensa que é o fim é apenas um pedaço da história maravilhosa que Deus tem para realizar com você.

Todo ser humano foi criado por Deus e para Deus. Infelizmente existe um vício terrível no coração da humanidade que consiste em achar que as coisas funcionam da maneira que sua mente determina. Dentro deste raciocínio humano, cada ser determina com seus olhos totalmente carnais o que será de sua vida, e o pior, determina o fim quando acha que é o final.

Temos a mania de colocar ponto final onde Deus não determinou. Muitos insistem nessa pré-determinação e até se suicidam, desistem de seus sonhos e planos porque simplesmente dizem: “É o fim”.

Na Bíblia vemos a história de diversos homens e mulheres de Deus que erraram em achar que podiam determinar o momento de Deus para suas vidas.

Elias, no monte Carmelo

- Elias, um dos profetas mais magníficos registrados na Bíblia, após uma grande vitória em uma luta contra os 450 profetas de Baal, se enche de pavor de uma mulher e pede para morrer. Ele determina seu próprio fim.

“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” 1 Reis 19.4.

Elias tinha tudo para ser vitorioso naquele momento, mas ele era humano como eu e você. Certamente naquele dia ele acordou com menos fé, e isso é normal, entrou em depressão e pediu a morte.
“Depressão” que eu conheço é a panela da minha casa, panela de pressão....
Mas Elias ficou deprimido, dormia constantemente e foi preciso Deus mandar seu anjo para encorajá-lo.

Em 1Rs 19.7 o anjo acorda Elias e diz: “Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.”

Tiramos duas lições daí:

1) Deus alimenta seu filho como uma criança carente precisando de um alimento especial. Ele não te deixará necessitado neste momento terrível. Lembre-se, Deus cuida da sua necessidade.

2) Ele diz: Levanta-te!
Se tem uma coisa que incomoda Deus é pessoa desesperançosa e preguiçosa. Diante das dificuldades não devemos parar, e sim acelerar o passo e aumentar as forças. Isso é coragem e perseverança, e agrada a Deus, acelerando a providencia em sua vida. Não fique esperando o “mingauzinho” de Deus a vida toda. Tome uma atitude agora!
Elias colocou um ponto final em sua vida, mas Deus colocou uma vírgula e continuou a história. Leia 2 Reis 19 e 20 e você verá como o quadro mudou na vida de Elias. O quadro também mudará na sua vida, creia!

Agar e Ismael

Leia atentamente Gênesis 21.16-18:

“E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.”

Que momento triste, Agar, a serva de Abraão, foi “despedida” sem ter pra onde ir. Errante no deserto ela tem fome e sede, e percebe o desfalecimento de seu filho Ismael.
Ela colocou seu filho debaixo de uma árvore e se afastou, pois não queria ver seu filho morrer.

Tudo indicava que o menino ia morrer:

- Recém nascido;
- No calor do Deserto;
- Com fome e sede;
- Sem ter pra onde ir;
- Sem ter quem o ajudasse;

Acho que qualquer um de nós faríamos como sua mãe Agar, e colocaríamos um “ponto final nessa história”, mas Deus colocou uma vírgula no lugar desse ponto final.

Algumas lições nesta história:

1) Em um momento de ponto final, até nossos entes queridos se afastam de nós. Assim fez Agar, se afastando do filho.
2) É mais fácil chorar do que tomar uma atitude. Ela e o menino choraram... e imagine como doía aquela situação.
3) Deus ouve o seu choro! Tremendo é que Deus não ouviu o choro de Agar, e sim o do menino. Quando estamos em lutas muitas vezes pedimos oração de outras pessoas, mas Deus quer ouvir o TEU choro. Chore pra Deus, ou seja, quebrante o seu coração na presença de Deus. Ele não Rejeita um coração quebrantado!
4) Mais uma vez velos Deus dizendo: “Ergue-te / Levanta-te” – Já falamos sobre isso, Deus não quer cuidar de preguiçosos desanimados.
5) A promessa de Deus vai ser cumprida na sua vida, mesmo que pareça que Deus se confundiu ou desistiu de você. Quando Isaque nasceu parecia que a promessa ficou valendo somente pra Isaque, porém Ismael também era filho de Abraão. Deus fará se cumprir a promessa em sua vida! Ta chorando porque? Espere a vírgula de Deus e pare com esse teu ponto final.

Elizeu e seu moço

Leia agora 2 Reis 6.15-17

“E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”

A diferença de um homem de fé para um homem descrente é relatada neste texto. O ajudante de Eliseu acordou, e ao abrir a porta viu sua casa rodeada por um grande exercito inimigo. Pensou: “Ponto final. Acaba aqui a nossa fabulosa história”.

Imediatamente o jovem acordou Eliseu e disse do ocorrido. Eliseu, o profeta, não se assustou nem um pouco. Imagino que ele lentamente foi ao banheiro, escovou os dentes e penteou os cabelos, vez sua devocional e depois foi até a porta, e orou pelo seu ajudante:

“Deus, abre os olhos espirituais deste menino carnal”

Quando seus olhos foram abertos, o jovem viu cavalos e carros de fogo. Poder de Deus. A promessa de Deus se cumpria:

“O anjo do Senhor acampa ao redor dos que o temem, e os livra.”

Você teme a Deus? Então qual o motivo desse ponto final. Deus vai transformar seu ponto final em vírgula!

Nenhum comentário: