Libras

domingo, abril 11, 2010

A Grandeza de Cristo Neste Momento

David Wilkerson

Quero que você avalie a prece que Paulo expressa em favor da igreja de Jesus Cristo. Ele ora, "Que Deus possa lhe revelar não apenas a grandeza passada de Cristo - mas a Sua grandeza neste momento".

Eis a oração específica de Paulo: "Para saberdes... qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder" (Efésios 1:18-19).

A igreja de hoje tem uma grande reverência pelo Jesus que caminhou sobre a terra. Estou me referindo ao galileu, o filho de Maria, o mestre e operador de milagres. Nunca nos cansamos de ouvir e de contar da grandeza de Jesus Cristo de Nazaré.

Amamos recordar como Jesus afugentou demônios e se manteve forte contra todas as tentações; abriu os olhos dos cegos, destampou os ouvidos dos surdos, fez os paralíticos andar, restaurou braços ressecados e curou leprosos. Transformou água em vinho, alimentou multidões com apenas uns poucos pães e peixes, e em mais de uma ocasião ressuscitou mortos.

Porém, à certa altura da história, os cristãos começaram a limitar o poder atual de nosso grande Salvador e operador de milagres; a igreja desenvolveu uma teologia que tornou Cristo o Deus do espiritual - mas não do natural.

Dou lhe um exemplo. Nos dias atuais, cremos que Jesus pode perdoar nossos pecados e remover a culpa. Cremos que Ele pode nos conceder paz e alegria e até nos dar vida eterna. E Ele faz tudo isso no mundo espiritual, invisível.

Mas não muitos de nós conhecemos Jesus como o Deus do mundo natural no qual vivemos. Muitas vezes não O conhecemos como Senhor sobre as coisas de nosso dia a dia, como o Deus do nosso lar, de nossos filhos, de nosso casamento, de nosso trabalho e contas.

Paulo está nos dizendo que necessitamos de uma revelação do poder de Jesus desde o tempo em que Cristo foi ressuscitado dos mortos. E nesse instante Jesus está à destra de Deus, sendo lhe dado todo o poder nos céus e na terra. "(Deus) pôs todas as cousas debaixo dos seus pés" (Efésios 1:22).

Lendo essa passagem agora, o Espírito Santo desperta o meu coração para uma verdade poderosa: "Jesus nunca foi mais poderoso do que está sendo agora". E mais, segundo Paulo, Cristo está "acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro" (Efésios 1:21).

Se verdadeiramente cremos nisso, as implicações para nós são tremendas. Veja, o Cristo da Galiléia nunca desistiu dos mortos; em realidade, não há maior evidência do poder de Jesus sobre a terra do que ter conquistado a morte. Ele demonstrou vez após vez que tem todo o poder sobre a morte.

"Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer" (João 5:21). Jesus não só afirma ter poder sobre a morte, dizendo "Eu sou a Ressurreição e a Vida"; Ele prova isso!

Temos a ousadia de crer no que Jesus diz a respeito da vida ressurrecta?

"Vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo" (João 5:25-26, itálicos meus).

Quando Jesus disse estas palavras, não estava se referindo apenas à ressurreição final. Ele estava nos mostrando o Seu poder no momento atual para levantar o que morreu - e nos inundar com vida.

A verdade é que todos temos um cemitério secreto em nossas vidas. Estou falando de alguém ou de algo que deixamos há muito tempo. Nós o enterramos, colocamos uma lápide por cima e escrevemos nela a data da morte.

Lembro-me de uma pessoa querida que contou à minha mulher e a mim a respeito da festa de formatura de seus filhos. É uma senhora cujo marido a deixou anos atrás para ficar com outra mulher. Na formatura, ele e sua nova esposa apareceram, junto com todos os parentes dele.

Como foi difícil para ela. Àquela altura, o casamento anterior de nossa amiga estava além da ressurreição. Mesmo assim ao se assentar a poucos metros do ex esposo e de sua nova mulher, Deus fê-la retornar ao túmulo de seu casamento. E ela começou a orar pela salvação de seu antigo marido, bem como de sua esposa.

Por quê ela faria isso? Ela o queria ressuscitado da morte do pecado. Veja, por conhecer a Cristo, ela se recusa a desistir dos mortos. Ela sabe que Jesus tem poder de ressurreição no dia de hoje para trazer vida sobre a morte.

Jesus nunca desiste dos mortos

O nosso Senhor traz vida sobre a morte. A única coisa necessária é a Sua palavra, o Seu sopro, e subitamente o que parece morto, sem esperança, vem à nova vida.

Conheço um pai que sofre pela filha de dezesseis anos que está presa ao crack. Ela antes era muito inocente e amorosa, e gostava de longas caminhadas com o pai em conversas profundas sobre a fé. Mas ela agora fica pelas ruas, vendendo o corpo para sustentar o vício; está emagrecida e de certo modo mais morta do que viva. O pai a ama profundamente, e chora sobre as fotos dela do tempo de ginásio. Estes dias ele perdeu a esperança. Ele aguarda um tenebroso telefonema quando a voz de um estranho lhe perguntará: "O senhor é o pai de...? Por favor venha ao necrotério".

Mas Jesus nunca desiste dos mortos! Ele tem todo o poder para salvar essa garota da sepultura das drogas. Milhares como ela têm sido ressuscitados de todos os tipos de vícios.

Um pai em sofrimento chamado Jairo uma vez foi até Jesus para a cura da filha que estava morrendo. Sua garotinha estava à beira da morte. "Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o" (Marcos 5:22-24).

Claramente, Jairo tinha uma grande medida de fé. Ele insiste com Jesus, "Venha, imponha as mãos sobre ela, e ela ficará curada". Que tremenda afirmação de fé, revelando a profunda convicção de Jairo: "A minha filha só precisa do toque de Jesus. Ele tem todo o poder. Ele pode tirá-la da morte".

Creio que a atitude de Jairo representa a maioria dos cristãos de hoje. Quando estamos em crise profunda, sabemos que Jesus é a única esperança. E então corremos precisando dEle, caindo a Seus pés e buscando Sua misericórdia e socorro.

Jesus respondeu à fé de Jairo indo com ele. Dá para imaginar a grande esperança que deve ter enchido o coração deste homem que sofria tanto? Mas, ao mesmo tempo, acho que um pensamento terrível deve ter atacado Jairo: "E se chegarmos muito tarde? É maravilhoso ter Jesus ao meu lado. Mas precisamos de tempo. A cada passo que damos em direção à minha casa, mais a vida está se esvaindo de minha filha".

Nas crises, a maioria de nós diz a mesma coisa: "Preciso de Ti, Jesus. Mas o tempo está acabando". Houvera Jairo sabido quem Jesus é - a Ressurreição e a Vida - e então ele teria tido paz no coração. Ele poderia ter reassegurado a seu espírito conturbado, "Jesus existe fora do tempo. Não precisamos de tempo. Apenas precisamos dEle!".

Jesus permitiu que o tempo acabasse para Jairo

O Senhor quer mais de nós do que uma fé que se estenda apenas até as portas da morte. Jesus deseja fé em Seu poder ressuscitador. Estou falando de um poder que alcance além da morte, além da desesperança.

Os crentes nominais da família de Jairo tinham uma fé limitada. Eles criam apenas às portas da morte. Enquanto houvesse um pouquinho de vida na menina, um pouquinho de esperança, Jesus era desejado e necessário. A súplica deles era, "Cremos que Jesus é o grande médico que cura. Mas precisamos que Ele se apresse. A nossa criança pode morrer a qualquer momento. Depois disso não vamos precisar dEle!".

Eu pergunto: que tipo de fé é essa? É a fé só até chegar no ponto do desespero. Ela crê só até o túmulo. E isso não é fé de modo algum.

A filha de Jairo realmente morreu. Eu vejo alguém tomando o pulso da garotinha e declarando-a morta. Fosse qual fosse a pouca fé daquelas pessoas, ela agora cessara. E a primeira coisa a fazer era notificar o médico de que Ele não precisava mais vir. Eles mandaram a seguinte mensagem a Jesus: "Chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?" (Marcos 5:35, itálicos meus).

As palavras pareciam definitivas: "Tua filha já morreu". Me diga, há palavras parecidas soando em seus ouvidos a respeito de algo que tenha morrido em sua vida? "O teu casamento já morreu. Não adianta procurar Deus". "O teu ministério já morreu. Não adianta orar". "O teu filho já está morto no pecado. Esqueça". "O teu relacionamento com a pessoa que você ama já morreu. Deixe pra trás".

Não! Todas estas palavras temíveis não significam absolutamente nada para Jesus. Ele nunca desiste dos mortos. Estou falando da morte espiritual. Ele é a vida ressurrecta para o quê achamos estar morto.

Como Jesus reagiu à notícia sobre a filha de Jairo? A melhor tradução diz, "Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: 'Não tenha medo; tão somente creia'" (v. 5:36). Veja o contraste disso com a finalidade da mensagem trazida pelos da casa de Jairo: "Não precisa mais incomodar o Mestre!". Em outras palavras, "Por que ficar persistindo se já acabou? Agora já era. Deixe quieto". Mas com Jesus nunca acaba.

Se Jairo tivesse ouvido essas dúvidas, como você acha que teria respondido a Jesus? "Obrigado, Senhor, eu sei que tivestes boa vontade. Talvez ela tivesse vivido se não fôssemos atrasados por aquela mulher com fluxo de sangue que tocou Tuas vestes. Em verdade eu realmente tive fé. Acreditei que se chegássemos em casa enquanto ela ainda respirava, ela teria vivido".

Quando Jesus foi chamado para curar Lázaro, Ele enfrentou o mesmo tipo de fé limitada. "Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido" (João 11:32). A passagem prossegue para mostrar que Maria e seus amigos tinham fé apenas até chegar às portas da morte. "Mas alguns objetaram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?" (11:37).

Para eles, Jesus era necessário só até a beira da morte. Nem Maria, nem Marta e nem pessoa alguma junto àquele túmulo tinha fé em Cristo como ressurreição e vida.

Quando leio o relato do que aconteceu quando Jesus chega à casa de Jairo, fico estupefato

Era uma cena terrível. Havia confusão total, dúvidas, medo e choro. "Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito" (Marcos 5:38).

Quando Jesus chegou, as pessoas lá agiam como se Ele fosse só uma das visitas que se lamentavam, e tinham vindo dar pêsames. Posso ouvi-los cochichando, "Pelo menos Ele teve a decência de vir ao funeral. Antes tarde do que nunca".

Você se pergunta por que há tanta comoção na vida de muitos de nós cristãos? Por quê tanto sofrimento e choro? É porque não cremos que Jesus possa ressuscitar o que parece morto. Se formos honestos, muitos de nós admitiremos que há vezes em que não cremos que Jesus saiba o quê está fazendo. Não acreditamos que Ele tem um plano de concessão de vida para conosco. Achamos que Ele se atrasou, que a hora boa já foi.

Tal atitude se mostrou quando Jesus disse aos familiares de Jairo para terem esperança. "Lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme" (5:39). Eis a reação dos que choravam: "E riram-se dele" (5:40, itálicos meus).

Ao visualizar tais pessoas que duvidam, quero perguntar: "Do quê estão rindo? Por que desistiram? Fiquem firmes! Confiem nEle. Ele pode levantá-la. Este é o plano dEle o tempo todo".

Pense: estas eram as mesmas pessoas que oravam e esperavam em fé que Jesus chegasse. Apenas uma hora antes elas declaravam: "Jesus é a nossa resposta. Ele é a solução para o nosso problema. Vão buscá-Lo!". Agora estes mesmos crentes riam dEle com desdém. Estando a garotinha morta, eles simplesmente O ignoravam; para eles Ele era apenas mais um homem.

Hoje, muitos de nós somos tão culpados quanto aquela multidão que duvidava e chorava

Isso não é uma realidade com muitos de nós igualmente? Clamamos a Deus quando estamos em dificuldades. Pedimos que Ele nos responda antes que seja tarde. Aí, quando a resposta não chega em tempo, começamos a murmurar - trememos diante do poder do Diabo, como se os demônios tivessem vencido a batalha. Concluímos: "Jesus perdeu a guerra. No fim o Diabo venceu".

Lhe digo que não é suficiente amar, servir e adorar Cristo só até chegar o momento quando acaba a esperança. Por quê não confiamos nEle havendo toda esperança acabado? Pergunto isso a mim mesmo. Por quê não confiamos nEle quando parece que nunca conseguiremos emprego - quando nos parece humanamente impossível continuar?

Pergunto o seguinte: como seria se Jesus entrasse dentro da sua situação de momento? O que Ele iria achar? Você ainda iria chorar por sua situação? O seu coração estaria na mesma agitação como os que choravam na casa de Jairo?

Ou, você diria a Jesus, "Senhor, parece que não há solução. Eu estava quase desistindo. Mas Tu és o mesmo hoje como eras na casa de Jairo. Tu podes curar esse problema. Tu és a ressurreição e a vida. Tu podes produzir vida na morte!".

Note o que Jesus fez na casa de Jairo: "Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava" (Marcos 5:40).

Jesus reuniu junto a Si senão "os que vieram com ele". Isso significa os que criam nEle: Seus discípulos bem como os pais crentes da menina. Todos estavam lá para vê-Lo produzir vida na morte.

Note também que Cristo não estava interessado em mostrar o Seu poder aos incrédulos. Em verdade, após ter trazido a garotinha de volta à vida, Ele diz aos que O rodeavam que "ninguém o soubesse" (5:43). Em outras palavras, "Não contem aos outros o que viram. O milagre é entre nós nesse quarto".

Diga, prezado santo, quando Jesus opera o seu milagre, como fez para Jairo, e para Maria e Marta, você está no quarto junto aos que crêem nEle? Ou está do lado de fora? Eu quero estar dentro quando Jesus produz vida. Quero estar do lado da fé!

Jesus nunca esteve mais desejoso de mostrar o Seu poder de ressurreição quanto neste momento

A nossa fé simplesmente precisa ir além do momento da morte. Precisamos olhar para o rosto de tudo que está morto e proclamar: "Jesus jamais desiste do que parece estar morto". Necessitamos de uma fé que se recuse a desistir de qualquer um ou de qualquer coisa, não importa o quanto a situação pareça desesperadora.

Cristo irá nos maravilhar pelo Seu poder. Na verdade, se você se mantiver em fé inabalável, estará adentrando à uma manifestação gloriosa da Sua vida ressurrecta. Somente você e o Senhor irão conhecer toda a operação íntima do Seu milagre. E irá lhe assombrar e emocionar ao mostrar a Sua grande glória.

As escrituras dizem que nos foi concedida a mesma vida ressurrecta vigorosa que está em Cristo: "Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita" (Romanos 8:11). Ele infunde os nossos corpos mortais com força física através da energia do próprio Deus.

"A vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele" (Colossenses 2:13). "Mas Deus... por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo" (Efésios 2:4-5). "O espírito é o que vivifica" (João 6:63). "O último Adão... é espírito vivificante" (I Coríntios 15:45).

Tito fala do "lavar regenerador do Espírito Santo" (Tito 3:5). "De sorte que a tua mocidade se renova como a da águia" (Salmo 103:5).

Esta mensagem está muito clara para nós: o Espírito Santo habita em nós para promover a Sua vida constante. Essa é a grandeza de Cristo neste momento. Creia nEle.

A SUA SITUAÇÃO NÃO É DESESPERADORA. CONSERVE A FÉ!

© 2010 World Challenge, Inc., PO Box 260, Lindale, Texas 75771

Um comentário:

mgas.blogspot.com disse...

MARAVILHOSAMENTE ABENÇOADO ESTE ESTUDO.
COMO ME CONSOLOU, COMO ME ENSINOU, COMO FEZ MARAVILHAS PARA MINHA ALMA. OBRIGADA. DEUS VOS ABENÇÕE!