quarta-feira, novembro 15, 2006

O Homem que Deixou Jesus Maravilhado

Por Silas Malafaia

- Todos nós achamos Jesus maravilhoso e ficamos maravilhados com Ele, mas Jesus achar alguém maravilhoso e ficar maravilhado com essa pessoa, a história muda.
- Lucas 7:1-10
- Veja o versículo 3: “E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus...”
- A reação de quem escuta falar de Jesus, só tem dois tipos:
- Crer ou não crer; ter fé em Jesus ou não acreditar em Jesus
- A fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus

- Marcos 5:27 – episódio da mulher do fluxo de sangue – “Ouvindo falar de Jesus...” – e no vers. 34 Jesus diz: “Filha, a tua fé te salvou...”
- É interessante que Jesus mal acabou de falar (vers. 35), vieram algumas pessoas e pediram para que Jairo não O incomodasse, mas Jesus diz para ele: “Não temas, crê somente.” (vers. 36)
- Marcos 9:23
- João 11:40
- Você está ouvindo falar de Jesus e se creres, você vai ver o milagre, vai ver a porta aberta, vai ver a mão de Deus operar na sua vida.

- Marcos 6 – Jesus chega em Nazaré. Ele foi pregar na sinagoga e escandalizavam-se nele, e não pode operar milagres devido a incredulidade deles.
- Duvidam de quem Ele é e do poder que Ele tem.
- A incredulidade é um agente inibidor da ação do poder de Cristo
- Tem gente que diz: “Esse negócio de Jesus é balela, já era... se ele é vivo mesmo, se apresenta pra mim...”. Não, você não tá querendo que Jesus se apresente pra você, você quer fazer um desafio à sua incredulidade e Jesus não tá nem aí, porque Ele está vendo o seu coração, Ele tá vendo a sua intenção.
- Você pode até pedir uma prova pra Jesus, Ele vai ver seu coração e vai reagir a isso.
- Se você não crê em Cristo, vai continuar a mesma coisa na sua vida, continua com o mesmo problema, continua com a mesma vida de escravo. Mas se você crer, Ele vai operar milagres na sua vida, as janelas dos céus serão abertas e vão ser derramadas bênçãos pra você.

- Lucas 7:2,3
- Você terá que entender o contexto social desta história: hoje em dia, você que tem empregado (seja doméstica ou da empresa), ele tem um monte de direitos. Você pode ser processado por preconceito, por trabalho escravo, etc. O ser humano hoje tem a sua importância, mas neste contexto social, você tem que entender o seguinte: quem era o servo do centurião? Um escravo (zero a esquerda, um nada). Esse homem é comandante de uma guarnição romana (um homem de elite).
- Que relação afetiva há entre um senhor dominador e o seu escravo? Nenhuma. Mas olha que afetividade tem esse centurião. Ele se importa com um escravo que não possuía valor social nenhum naquela época.
- Como é que você trata quem trabalha pra você? Como é que você trata quem te serve? Como é que você trata o porteiro do prédio? O ascensorista? O cobrador do ônibus? Como é que você trata a doméstica que tá na sua casa? Ela come a comida que você come, ou ela come o resto (que você ia jogar para o cachorro, mas você separou uma parte para ela)? Ou você é daquele que conta o número de uvas que tem no cacho quando sai para o trabalho, pra quando você chegar contar de novo pra ver se tem menos uma uva. – Pode parecer absurdo, mas há pessoas deste tipo.
- Qual a folga que você dá pra domestica que ta na sua casa? Ou ela é uma escrava dos tempos modernos que trabalha de domingo a domingo? Quem trabalha na sua casa, senta na sua mesa pra comer com você? Como é que você trata as pessoas? Como você trata quem trabalha na sua empresa?
- Infelizmente tem igreja evangélica (existem pessoas que trabalham na igreja que são funcionários, trabalham na secretaria e é obrigado a ter horário) e aí a igreja não recolhe o INSS dele, não assina a carteira dele, ele trabalha 15 anos lá, é mandado embora e ele entra na justiça e o pastor pede oração na igreja: “Irmãos, o diabo está furioso...” e o capeta recebe a culpa que nesse caso diretamente ele não tem. – Quem é pastor que prega a palavra de Deus, deve dar EXEMPLO!! Depois não diga que é o diabo!!
- A gente quer espiritualizar a coisa que a própria Bíblia deixou normas. Como é que você trata a pessoa humana?
- Mateus 22:37-39 – Sabe quem é o teu próximo? – qualquer ser humano que é teu semelhante.
- É interessante que a ciência muitas vezes vem depois da Bíblia só pra confirmar o que a Bíblia diz muito antes deles – a ciência diz: “As pessoas que fazem bem a outras, elas aumentam a sua capacidade imunológica”, ou seja, o organismo fica mais resistente contra doenças.
- Gálatas 6:9
- Tiago 4:17
- Romanos 13:8,10 – “A ninguém devais coisa alguma, senão o amor... O amor não faz mal ao próximo.”
- Abençoe as pessoas, compartilhe com os necessitados, te preocupa com quem te ajuda, quem trabalha com você, quem te estende a mão... trate com dignidade, que isso vai te fazer bem.

- Lucas 7:4
- Sabe o que os dominados estão dizendo? “Ele merece”
- Lucas 7:5
- O centurião construiu algo concreto para ser merecedor de favores
- O que é que você tá construindo na sua vida para você merecer respeito, admiração e concessões?
- Se você quer merecer coisas boas, veja o que de bom você tá construindo na sua vida.
Ex: Dois filhos: um estuda igual um leão, trabalha igual um cão, passa na faculdade federal, vai e volta pra casa de ônibus, porém o pai vê o esforço e compra um carro (que seja usado) para ele não voltar tão tarde. O outro não faz nada, fica vagabundando e quando vê que o outro ganhou um carro diz: “Eu também mereço” – merece uma vírgula. O primeiro fez por merecer.
- Lucas 7:6
- O ser humano tem uma capacidade fantástica de construir relacionamentos em ambientes hostis.
- O centurião é um soldado romano, um dominador e ainda consegue fazer amigos. E você nesse país de raça miscigenada que é o brasileiro que é fácil relacionar como poucas nações do mundo. Você não tem amigo nenhum. Nem dentro da igreja, nem fora dela, porque amigo você não precisa ter todos no mesmo nível.
- Amigo é um ajudador. É aquele que você pode falar com ele o que você não fala com ninguém. É aquele que você briga, discute e ele continua seu amigo. Compartilha dor e compartilha alegria.
- II Corintios 8:23
- Filipenses 2:25
- Quem são seus amigos? Na hora da necessidade você vai recorrer a quem?
- O ser humano é social. Nós interagimos uns com os outros para nos desenvolvermos.
- Sabe por quê tem gente que tem dificuldade de construir um relacionamento mais profundo como uma amizade?
1- Quer que todo mundo seja igual
2- Não gosta de ser contrariado
3- Não aceita receber críticas
4- Quer que a sua vontade prevaleça
5- Baixa estima (uma imagem negativa de si mesmo) ou o contrário: soberbo, metido a besta, pensa que é melhor do que todo mundo e não pode ter amigo
- Lucas 7:6,7
“E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. E por isso nem ainda me julguei digno...”.
- Esse homem tem um tremendo senso crítico. E o senso crítico produz:
1- Faz a gente reconhecer quem somos
2- Evita a soberba
3- Como o senso crítico faz você se olhar internamente e ver seus defeitos, ele se torna uma força motivadora para você querer melhorar sempre.
- Deus aceita o louvor e a adoração do maior desafinado que tiver na igreja, mas na hora de ser usado ministerialmente, deve-se ter a capacitação. Deus pode usar qualquer crente pra pregar pro maior bandido, pro homem mais rico e ganhar pra Jesus, mas não significa que ele está capacitado a ministrar no púlpito. E você tem que ter senso crítico senão você acaba “pagando o mico”. Você tá querendo uma coisa que você não é, você tá querendo um lugar que não é pra você.

- As atitudes do centurião em relação a Jesus:
1- Lucas 7:6 – “...dizendo-lhe: Senhor...”
- O centurião reconhece a soberania de Jesus: “Ele é mais importante do que eu”
- Filipenses 2:9-11
2- “...porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.”
- Jesus é superior: “Ele é melhor do que eu”
3- Lucas 7:7 – “...dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.”
- A autoridade de Jesus: “Ele é mais poderoso do que eu”
- Mateus 28:18
4- Lucas 7:8
- Ultimamente estamos vivendo uma crise de autoridade em todos os níveis e em todos os campos, na sociedade, no governo, até na igreja (se bobear) e na família. Menino de 10 anos que mete o dedo na cara de pai e de mãe, menino de 7 e de 6 anos que dá chute na mãe porque o pai é um “painaca”.
- Aviso para os maridos: se há rebeldia na sua casa de algum filho, não culpe a sua mulher, porque a lei e a ordem na casa é dada ao homem. O Senhor não cobrou a mulher de Eli (o sacerdote), a rebeldia dos seus filhos, e sim a ele. A mulher de Eli nem é citada. Se o seu filho é rebelde, tá faltando autoridade em você. Pai foi feito pra mandar e filho foi feito para obedecer. Se ele não quer te obedecer, então não fica debaixo do teu teto. Você tem que impor isto a ele, você tem que ter autoridade.
- Sabe porque você não impõe autoridade ao teu filho que 15, 16 anos? É porque quando ele tinha 1, 2, 3, 6 anos, você não exercia autoridade, então ele não reconhece você como autoridade hoje.

- Até na igreja de vez em quando tem gente que quer peitar o pastor, quer encará-lo. Você virou bode?? Porque ovelha não dá chifrada. Pastor não é boneco de famílias ou grupos dentro da igreja. Pastor é autoridade máxima constituída por Deus pra guiar o rebanho. Ou você aceita isso, ou então vá para outra religião.
- Coitado do pastor que vira marionete de grupos. Você é deputado, senador? Muito bem, só que na igreja você não passa de ovelha. Você é o mais rico da cidade? Na igreja você é uma simples ovelha. Você é juiz, desembargador, coronel, general, almirante? Na igreja, ovelha. Você vai tem que aprender a respeitar e a se submeter a autoridade pastoral. Se você não se submete a autoridade pastoral, você não conhece Bíblia, não se converteu, não conhece evangelho e é rebelde.

- Conseqüências:
1- A reação de Jesus as nossas atitudes
- Jesus ficou maravilhado com esse homem
- O que Jesus tá achando de você nesses dias?

2- Jesus não está olhando o seu penteado, se você veste amarelo ou azul, qual a cor do seu brinco ou do seu colar, como é a retórica da sua oração. O foco do olhar de Jesus é para nossa fé
- “Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.” (2:9)
- Marcos 2 – Jesus viu a fé deles (dos quatro que estavam carregando o paralítico)
- Mateus 15:28
- Marcos 5:34
- Jesus vai agir segundo a sua fé.

3- Jesus vira para a multidão e dá um testemunho acerca do centurião. Ele fez uma propaganda do centurião.
- Não fica preocupado com a tua reputação, fica tranqüilo. Onde for necessário, Jesus vai falar de você. Ele tem meios de levar o teu nome pra quem precisa ser levado.

- Quem tem encontro com Jesus, tem resultado
- Lucas 7:10
- Encontro com Jesus tem como resultado: janela do céu aberta, bênção de Deus sobre sua vida, milagre do Senhor, o impossível se torna possível, a benção chega até você, a cura chega até você... não vai passar em branco.
- Se você quer ver os resultados da ação de Cristo na sua vida, guarde isto:
- Reconheça quem é Jesus, reconheça quem é você e traga a sua fé, creia que Jesus tem poder de operar qualquer milagre, de abrir qualquer porta e de trazer qualquer bênção.

Nenhum comentário: